quarta-feira, maio 22

há um tempo para tudo...

 
 
...e tudo tem o seu tempo.
Quando comecei  a criar personagens nasceram as meninas limão , as aventuras da Olivia e as Luz de Paris com as suas boinas de artistas.
Todas as bonecas eram costuradas á mão, levava cerca de duas horas a costurar e a reforçar as mesmas costuras, depois encher e fechar. Bordava as expessões e cabelos, por vezes detalhes como nomes ou florinhas eram bordados depois. Não tinha orçamento para tecidos novos, então reciclava roupa, lençois ou usava tecidos que gentilmente me ofereciam. Todas as bonecas levavam uma mini história sobre ela. Eram únicas, diferentes, e feitas com muito carinho, com elas ia uma parte de mim, E isso deixava-me feliz. Criei a página de Flickr em 2005. As Nuvens de Algodão surgiram sensivelmente por essa altura. O Flickr era um mundo, Fiz trocas nacionais e internacionais.
 A qualidade das fotos era muito baixa e não havia uma necessidade de criar "conteúdos". Era apenas uma partilha do que se fazia, das feiras, das trocas etc
Uma das primeiras feiras em que participei foi no Jardim da Parede. Eu e a minha irmã ,com as mochilas e uma mesa pequenina, no comboio da linha pareciamos turistas que iam acampar. 
Chegamos com borboletas na barriga. Iamos de mente aberta, à Aventura.
Claro que tinhamos esperança de termos algum lucro mas não era esse o principal objectivo. As vendas foram poucas, mas viemos de coração cheio. Não havia rivalidade, fiz amizades, algumas perduram até hoje mesmo tendo passado 13 anos. Mas parecia que o que fazia não era valorizado por quem visitava as feiras. E isso deixava-me bastante triste, tive situações de outros feirantes me pedirem o molde de bonecos, e que ficavam muito espantados quando lhes dizia que tinha sido feito por mim e não retirado da internet... No entanto nas feiras grandes, como por exemplo Belém ou Principe Real, a aceitação era muito maior. Os turistas esgotavam a minha mesa, levando para o seu país as minhas bonecas sem pedirem para baixar o valor das mesmas e elogiando o facto de serem mesmo feitas à mão.
Percebi uns tempos depois que o investimento que fazia nas feiras não compensava, para participar nestas feiras grandes, tinha de conhecer alguém "importante" ou partilhar banca com uma amiga, e os valores eram altos para o meu orçamento familiar...mais importante, percebi que não era o tempo certo para as minhas miúdas de boinas  e de totós.
 
 
 


Continuei a bordar e a costurar para mim e para os meus. Não parei. Mudei. As árvores do bosque ganharam raiz e cresci.  Hoje vejo que na altura não estava preparada para me dedicar a 100% ao artesanato. Hoje infelizmente não me posso dedicar a tempo inteiro pois as responsabilidades são muitas, mas acho que agora talvez, seja altura de as minhas miúdas voltarem. O mundo digital abre cada vez mais portas, e talvez agora elas possam chegar a quem as aprecie e lhes dêm o devido valor... Vêm diferentes, mas o amor é o mesmo.
Mas preciso de acreditar mais em mim...


Sem comentários:

Enviar um comentário